segunda-feira, 7 de maio de 2012

O papel do Grêmio na Escola


A palavra Grêmio tem origem no latim "gremiu" que quer dizer sociedade, associação, ou seja, "estado dos homens que vivem sob leis comuns, corpo social, agremiação".  Segundo informações constantes no site da entidade municipal o Grêmio Estudantil

"... é um poderoso instrumento para a galera começar a apertar uns parafusos desse mundo que anda meio desajustado, precisando de uns empurrões. O Grêmio é o avesso da hipocrisia, do corte de verbas, da corrupção, da poluição, das drogas e da desigualdade, um laboratório para experiências democráticas, de procuras e encontros mil...".

Assim como a atual legislação educacional trata da formação integral do cidadão, trata também das transformações na Unidade Escolar, através da implementação da Gestão Democrática. 
Gestão Democrática quer dizer "gerência, administração, ato de gerir" e Democracia "é uma forma de governo na qual o poder emana do povo e em nome dele é constituído, soberania popular, igualdade" A democracia é uma antiga forma de governo que surgiu na Grécia no século VI a.C., implantada por Clístenes.

Mas como o Grêmio Estudantil contribui com este processo?  Qual a relação que existe entre o Grêmio e a comunidade escolar?  Qual papel o Grêmio desempenha para que a gestão democrática seja uma realidade da unidade escolar?  Qual a atuação da entidade municipal junto aos Grêmios e às questões pedagógicas da escola?
Enfim, se a gestão democrática é a participação efetiva de toda a comunidade escolar num projeto educacional, nada mais justo que o Grêmio Estudantil, que representa os estudantes de determinada unidade escolar esteja presente e participativo nas decisões que envolvem estas questões educacionais.
Discuti-las é fundamental para entendermos em qual grau de participação se encontram os estudantes e suas organizações no processo de democratização da escola, como podemos melhorar este processo e como os estudantes através do Grêmio Estudantil, podem participar e contribuir decisivamente com a construção desta nova escola.

Este processo de democratização da escola passa necessariamente pela participação dos estudantes acerca destas discussões.  Isto pode ser feito de várias maneiras, sensos organizados pelos Órgãos Educacionais, pela própria escola, por meio de questionários respondidos pelos alunos, enfim, mas a maneira mais eficaz de levar o estudante a participar verdadeiramente deste processo é pelo Grêmio Estudantil, que está aqui, diariamente nesta unidade
, vivendo o dia-a-dia da escola.  Afinal de contas, para participar do Grêmio é necessário ser estudante devidamente matriculado e freqüente.

É através do Grêmio Estudantil, consciente do seu papel transformador, que os estudantes poderão de fato e verdadeiramente discutir, opinar e participar da construção desta nova escola, se transformando em cidadãos críticos e participativos. Consequentemente contribuindo com a construção de uma nova sociedade.

Um comentário: