Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são preocupantes.
A gravidez na adolescência figura como grave problema de abandono da escola.
Em alguns países como a China, que não possui mais capacidade territorial para absorver um número elevado de indivíduos a maternidade é controlada pelo governo e cada casal só pode ter um filho. Em outras culturas como em tribos indígenas e alguns países africanos gravidez é sinônimo de saúde, riqueza e prosperidade.
A escola é o meio capaz de favorecer a investigação do problema, bem como práticas educativas a fim de reduzir o número dessas adolescentes grávidas para que possam desfrutar a sua juventude e realizar os seus sonhos.
Os casos de evasão escolar em Bastos-SP por conta de gravidez na adolescência são alarmantes.
Diante disso, nós, da equipe Águia de Haia, preocupada com o futuro de nossos alunos, teremos como foco de prevenção a gravidez na adolescência.